A história de um grande Jornal


A história daquele que seria o maior jornal regional do país começa com um rabisco em um guardanapo num baile matinê, em 1953. O autor era Edson Danilo Dotto, que foi desde o princípio diretor-presidente e sócio majoritário do jornal. No início eram 12 amigos que colaboravam com o sonho de Dotto, um jornal denominado News Seller, com publicação quinzenal que circularia na Vila Zelina,Vila Prudente e Vila Alpina. Eles acreditavam que se o nome fosse em português não atrairia muito a atenção da população, ficaria igual aos demais, por isso deram o nome em inglês e, inspirados no Shopping News, um jornal da capital na época, passaram a distribuir-lo gratuitamente. Após 8 meses, o projeto teve que ser interrompido, já que não havia lucro com a produção. Porém esse momento durou pouco tempo. No ano seguinte, os quatro que persistiram, Dotto, seu irmão Maury de Campos Dotto, e seus dois amigos e sócios Fausto Polesi e Angelo Puga, ressuscitaram o projeto, fazendo com que o jornal passasse a ser semanalmente. Eles foram atrás de cidades que estavam em crescimento, e Miguel Romera, na época locutor de uma agência de rádio em Santo André, deu a ideia dos rapazes virem para a cidade. Ele afirmava que Santo André estava num momento promissor, e tinha razão, assim como São Caetano e São Bernardo também estavam. As três cidades formavam na época o chamado Triângulo da Indústrias. Assim foi escolhida a cidade, que juntamente com Santos, Sorocaba, Campinas se tornaria o novo foco dos rapazes. Eles não tinham dinheiro, apenas a vontade e a garra para trabalhar e procurar anunciantes, como lembra Ângelo Puga, “Dependia de apostar, investir e agir corretamente”. Mais tarde se juntaria aos quatro amigos, Octavio de Oliveira, que era escrevente no cartório de registros de Santo André e locutor e apresentador na Rádio Esporte Clube. Ele chegou a participar da parte de esporte do jornal, porém optou mais tarde por continuar no cartório. Em 11 de maio de 1958 era distribuído o primeiro exemplar do semanário News Seller, em formato standard e com tiragem de 15 mil exemplares.
Exatamente dez anos após o primeiro News Seller ir para as ruas, circulava, no dia 11 de maio de 1968, o Diário do Grande ABC. O nome foi uma criação da diretoria, baseada na expressão Grande São Paulo, as Região Metropolitana. A nova nomenclatura incluía as sete cidades nas páginas do jornal.


Luciana Lima da Silva, responsável pelo marketing do jornal, nos levou para conhecer a redação e contou um pouco mais sobre o Diário.





A máquina do Diário que imprime 60 mil exemplares por hora.





0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial