Gêneros Jornalísticos

Jornalismo de Serviço


A necessidade de informação sempre foi de extrema importância para a sociedade. A curiosidade do ser humano, juntamente com as técnicas desenvolvidas ao longo da história, contribuiu para a evolução dos meios de divulgação, seja para a comunicação ou para a informação.

Desde seu início oral, quando os acontecimentos eram divulgados através de um “telefone sem fio” da população, até a criação do jornal impresso, devido a contextos históricos, como reformas e processos de trocas comerciais englobando fatores políticos e econômicos, a notícia sempre foi considerada uma mercadoria.


Um modo de divulgação que para nós, cidadãos, é muito importante é aquele que tem como objetivo prestar um serviço à população, ou seja, o jornalismo de serviço, ou ainda, jornalismo de utilidade pública, uma forma de informar prestando serviços que interessam ao leitor, ao internauta, ao ouvinte e ao telespectador.
Mas até que ponto essa informação dada, ou esse serviço prestado, é considerado jornalismo e até que ponto é considerado puro marketing e publicidade?
Na verdade, toda informação passada tem como objetivo, ou apenas como conseqüência, prestar, de alguma maneira, por menor que seja, um serviço. Qualquer informação será útil ao leitor, porém, considera-se a de serviço, aquela que tem como característica a praticidade e a instantaneidade.

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